O objetivo geral da tese foi determinar os elementos que propiciem a aproximação interdisciplinar entre a Biotecnologia e a Tecnologia Industrial Básica (TIB) e contribuam para disseminar esses conhecimentos. Por meio de pesquisas bibliográficas e documentais e com a utilização de sistemas que forneceram informações de modo seguro, sistemático e reprodutível, dois inventários foram produzidos sobre atividades de ensino. O corpus de pesquisa foi constituído por Educação Profissional Técnica de Nível Médio, identificada no SISTEC e nas vagas para cursos técnicos concomitantes dentro da ação MedioTec oferecidas para o segundo semestre de 2017 (educação formal), e objetos digitais de aprendizagem identificados no BIOE (educação informal). A oferta dos cursos técnicos totalizou 287 ocorrências em 238 instituições no SISTEC e 42 ocorrências no MedioTec em 40 municípios. A oferta do Curso Técnico em Qualidade foi predominante (63% SISTEC; 95% MedioTec), seguido do Curso Técnico de Biotecnologia (33% SISTEC; 5% MedioTec) e de Metrologia (4% SISTEC). A incidência alta de ofertas do Curso Técnico em Qualidade na modalidade ‘Distância’ (36% SISTEC; 21% MedioTec) indica uma viabilidade da oferta desse curso na modalidade. No BIOE, a pesquisa identificou 239 objetos de aprendizagem e a classificação de 105 como relevantes (44%) para o ensino da área de conhecimento de Biotecnologia. Para a área de conhecimento de TIB, a pesquisa identificou 223 objetos no total e 62 relacionados ao ensino do tema Metrologia (28%), 435 objetos para as outras funções tecnológicas de TIB e 5 considerados relevantes (1%). O estudo listou características que encorajam a integração curricular, compreendida como a primeira etapa para alcançar a interdisciplinaridade, para as duas áreas de conhecimento. Estes ‘elementos para encontros interdisciplinares’ são: proximidades curriculares dos três eixos tecnológicos que classificam os cursos técnicos de Biotecnologia, Metrologia e Qualidade; presença de quatro funções tecnológicas de TIB entre as possibilidades de temas para a formação em Biotecnologia; existência de unidades de ensino que oferecem dois ou os três cursos técnicos, a existência de muitos objetos digitais de aprendizagem sobre as áreas de conhecimento; produção de módulos instrucionais sobre doenças. Outras contribuições da tese são: estudo sobre as diferenças entre os termos utilizados para integração disciplinar, modos de educação, educação técnica e profissional, modalidades de oferta da educação e materiais didáticos; reflexão sobre a necessidade de análise das matrizes curriculares dos cursos técnicos de Biotecnologia, Metrologia e Qualidade em direção a uma reformulação que favoreça a integração de disciplinas; evidência crescimento atual no país e importância da Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecida na modalidade integrada ou concomitante; análise crítica de documentos de referências nas suas áreas (‘Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira’ e ‘Catálogo Nacional de Cursos Técnicos’); proposta de melhoria das categorias descritivas para os sistemas de cadastro de cursos e repositórios de objetos de aprendizagem; produção de novos recursos educacionais para as duas áreas; proposição de módulos instrucionais como estratégia para ampliar a usabilidade de objetos digitais de aprendizagem; e doze recomendações/sugestões para estimular o ensino de metrologia e de outras funções tecnológicas de TIB no país.
ABSTRACT - The general purpose of the doctoral thesis was to determine the elements that allow the interdisciplinary approach between Biotechnology and Infrastructural Technologies for the contribution to disseminate this knowledge. Through bibliographic and documentary research and the use of systems that provided information in a safe, systematic and reproducible way, two inventories were produced on teaching activities. The research corpus consisted of Vocational Technical Education of High School Level, identified in the SISTEC (National Education Information System) and the vacancies for concomitant technical courses within the MedioTec action offered for the second semester of 2017 (formal education), and digital learning objects identified in BIOE (informal education). The offer of technical courses totaled 287 occurrences in 238 institutions in SISTEC and 42 occurrences in MedioTec in 40 municipalities. The offer of the Technical Course in Quality was predominant (63% SISTEC, 95% MedioTec), followed by the Technical Course in Biotechnology (33% SISTEC, 5% MedioTec) and Metrology (4% SISTEC). The high incidence of offers of the Technical Course in Quality in the modality “Distance” (36% SISTEC; 21% MedioTec) indicates the feasibility of offering this course in this modality. In BIOE, the research identified 239 learning objects and the classification of 105 as relevant (44%) for the teaching of the Biotechnology knowledge area. For the TIB knowledge area, the research identified a total of 223 objects and 62 objects related to Metrology teaching (28%), 435 objects for the other Infrastructural Technologies and 5 considered relevant (1%). The study listed features that encourage curricular integration, understood as the first step in achieving interdisciplinarity for the two areas of knowledge. These “elements for interdisciplinary encounters” are: course proximities of the three technological areas that classify the technical courses of Biotechnology, Metrology and Quality; presence of four Infrastructural Technologies among the possibilities of topics for education in Biotechnology; existence of schools that offer two or three technical courses, the existence of many digital learning objects on the areas of knowledge; production of instructional modules on diseases. Other contributions of the dissertation are: study on the differences between the terms used for disciplinary integration, modes of education, technical and vocational education, modalities of offering education and teaching materials; reflection on the need to analyze the curricula of the technical courses of Biotechnology, Metrology and Quality towards a reformulation that favors the integration of subjects; evidence of the current growth of the country and importance of the Vocational Technical Education of High School Level offered in the integrated or concomitant modality; critical analysis of reference documents in their areas (“Strategic Guidelines for Brazilian Metrology” and “National Catalog of Technical Courses”); proposal for improvement of the descriptive categories for the course registration systems and repositories of learning objects; production of new educational resources for both areas; proposition of instructional modules as a strategy to extend the usability of digital learning objects; and twelve recommendations/suggestions to stimulate the teaching of metrology and other Infrastructural Technologies in the country.