Abstract:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) associam a aprendizagem contextualizada à preocupação em retirar o aluno da condição de espectador passivo, em produzir uma aprendizagem significativa e em desenvolver o conhecimento espontâneo em direção ao conhecimento abstrato. As diretrizes curriculares para o ensino médio destacam a tecnologia como tema por excelência capaz de contextualizar os conhecimentos e as disciplinas no mundo produtivo. Tecnologia e Inovação têm como uma de suas ferramentas básicas a Metrologia. Além disso, metrologia apresenta um conteúdo transversal, presente nas mais diversas áreas do conhecimento. A história da metrologia está intrinsecamente ligada à história da humanidade. O presente trabalho busca a contextualização do ensino tecnológico através do estudo da evolução da metrologia. São produzidos vídeos educacionais, dirigidos à educação básica, que abordam as unidades de base do Sistema Internacional de Unidades - SI, suas definições, aprofundando tanto o conceito de rastreabilidade, bem como a importância sócio-econômica dessas definições. O quilograma, unidade de medida de massa do Sistema Internacional de Unidades (SI), foi escolhido para figurar no primeiro vídeo em função de duas características oriundas de sua história: única unidade cujo nome comporta um prefixo e última unidade definida por um artefato material ao invés de constantes físicas. Ao abordar a redefinição do quilograma a partir da sua relação com a constante de Planck em experimentos eletro-mecânicos (Balança de Watt), o vídeo ressalta, entre outros, o importante aspecto da dinâmica da Ciência.