Abstract:
Para existir avanço e inovação tecnológicos a formação científica é fundamental. A classificação do Brasil em avaliações nacionais e internacionais mostra um desempenho inferior ao desejado na área de ciências, consequência de uma compreensão muito limitada da linguagem necessária à formação do conhecimento científico. Pesquisas têm apontado a importância da história da ciência para propiciar uma educação crítica e uma aprendizagem contextual. A falta de material para lidar com conteúdos históricos de maneira satisfatória é uma das dificuldades encontradas para a inserção da história da ciência no ensino. O objetivo do artigo é discutir a aprendizagem significativa da história da metrologia através de mapas conceituais. A atividade proposta envolve a construção de mapas conceituais sobre a evolução das definições das unidades de base do SI no decorrer da história, a partir das informações existentes em cartazes produzidos pelo National Physical Laboratory e traduzidos pelo INMETRO. A história da metrologia contribui para que alunos de Física reconheçam que a definição de uma grandeza física não é arbitrária, mas tem sua origem em experiências e idéias prévias. O material proposto é uma alternativa para estimular o aprendizado das grandezas físicas de base e disseminar a cultura metrológica.