dc.contributor.author |
Silva, Alexandre Nixon Raulino Soratto da |
|
dc.contributor.author |
Eckschmidt, Alex |
|
dc.contributor.author |
Rados, Gregório Jean Varvakis |
|
dc.contributor.author |
Horii, Jorge |
|
dc.contributor.author |
Gobin, Dominique |
|
dc.contributor.author |
Trota Filho, Jorge |
|
dc.contributor.author |
Marques, Alessandro |
|
dc.contributor.author |
Costa, Pedro Bastos |
|
dc.contributor.author |
Costa, Stella Regina Reis da |
|
dc.contributor.author |
Belaidi, Hakima |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-20T00:47:47Z |
|
dc.date.available |
2020-07-20T00:47:47Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Alexandre Nixon Raulino Soratto da; ECKSCHMIDT, Alex; VARVAKIS, Gregorio; HORII, Jorge. Produção de cachaça: uma análise do processo de certificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1633 |
|
dc.description.abstract |
A certificação é o modo pelo qual uma terceira parte, independente, provê garantia escrita de que um determinado produto está em conformidade com requisitos especificados. Este artigo apresenta uma análise do processo de certificação da cachaça no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Os requisitos específicos à certificação da cachaça são abordados em cada etapa do processo de produção, sob a perspectiva do produtor. Como resultado, é proposto um modelo simplificado de sistema de gestão, com base em procedimentos que auxiliam o setor produtivo no atendimento contínuo aos critérios da certificação. O reconhecimento conquistado pela Marca Nacional de Certificação provê agregação de valor às marcas certificadas, aumentam sua competitividade e a qualidade percebida pelos clientes. Este diferencial positivo facilita as decisões de compra dos consumidores e a entrada do produto em mercados mais exigentes. ____________________________________________. |
|
dc.description.abstract |
ABSTRACT - Certification is a independently way throughout a third part provides a written warranty that a specific product is in conformity with specific exigencies. This article presents orientation to cachaça (white rum) certification in the ambit of the Brazilian system of conformity evaluation. The specific exigencies to cachaça certification are considered in each step of the production process, under the perspective of the manufacturer. As a result, a simplified management system model, based in procedures that help the productive sector in the continuous correspondence to certification criteria is proposed. The recognition conquered by the National Brand of Certification provides a valuable aggregation to the certified brands, increases its competitivity and the quality noticed by the clients. This positive differential facilitates the consumers buying decisions and the entry in more exigent markets. |
|
dc.format.extent |
12 p. : il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.rights |
Open Access |
|
dc.title |
Produção de cachaça: uma análise do processo de certificação |
|
dc.type |
Artigo |
|
dc.subject.keyword |
Bebida alcoólica : cachaça |
|
dc.subject.keyword |
Avaliação da conformidade |
|