Metrology Repository

Produção de cachaça: uma análise do processo de certificação

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Alexandre Nixon Raulino Soratto da
dc.contributor.author Eckschmidt, Alex
dc.contributor.author Rados, Gregório Jean Varvakis
dc.contributor.author Horii, Jorge
dc.contributor.author Gobin, Dominique
dc.contributor.author Trota Filho, Jorge
dc.contributor.author Marques, Alessandro
dc.contributor.author Costa, Pedro Bastos
dc.contributor.author Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.author Belaidi, Hakima
dc.date.accessioned 2020-07-20T00:47:47Z
dc.date.available 2020-07-20T00:47:47Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SILVA, Alexandre Nixon Raulino Soratto da; ECKSCHMIDT, Alex; VARVAKIS, Gregorio; HORII, Jorge. Produção de cachaça: uma análise do processo de certificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu.
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1633
dc.description.abstract A certificação é o modo pelo qual uma terceira parte, independente, provê garantia escrita de que um determinado produto está em conformidade com requisitos especificados. Este artigo apresenta uma análise do processo de certificação da cachaça no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Os requisitos específicos à certificação da cachaça são abordados em cada etapa do processo de produção, sob a perspectiva do produtor. Como resultado, é proposto um modelo simplificado de sistema de gestão, com base em procedimentos que auxiliam o setor produtivo no atendimento contínuo aos critérios da certificação. O reconhecimento conquistado pela Marca Nacional de Certificação provê agregação de valor às marcas certificadas, aumentam sua competitividade e a qualidade percebida pelos clientes. Este diferencial positivo facilita as decisões de compra dos consumidores e a entrada do produto em mercados mais exigentes. ____________________________________________.
dc.description.abstract ABSTRACT - Certification is a independently way throughout a third part provides a written warranty that a specific product is in conformity with specific exigencies. This article presents orientation to cachaça (white rum) certification in the ambit of the Brazilian system of conformity evaluation. The specific exigencies to cachaça certification are considered in each step of the production process, under the perspective of the manufacturer. As a result, a simplified management system model, based in procedures that help the productive sector in the continuous correspondence to certification criteria is proposed. The recognition conquered by the National Brand of Certification provides a valuable aggregation to the certified brands, increases its competitivity and the quality noticed by the clients. This positive differential facilitates the consumers buying decisions and the entry in more exigent markets.
dc.format.extent 12 p. : il.
dc.language.iso por
dc.rights Open Access
dc.title Produção de cachaça: uma análise do processo de certificação
dc.type Artigo
dc.subject.keyword Bebida alcoólica : cachaça
dc.subject.keyword Avaliação da conformidade


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account