Abstract:
As pessoas, mais do que os processos ou a estrutura, é que são responsáveis pelos resultados de uma empresa. Portanto, a gestão de pessoas é de fundamental importância para o sucesso ou fracasso de uma empresa, trabalhando na coordenação e homogeneidade do grupo, na administração das dificuldades e nas realizações das tarefas necessárias. Isto, aliado às dificuldades inerentes ao trabalho, pode gerar conflitos, desmotivação e alienação do trabalho, demandando do gerente grande atuação nesta área. A gestão de pessoas compreende três itens: o sistema de trabalho; a educação e o desenvolvimento; e o bem-estar e a satisfação pessoal. Esse artigo tratará apenas a questão de bem estar e satisfação pessoal com enfoque no ambiente de trabalho. Gestão de pessoas neste item significa fornecer as condições necessárias para que as atividades de uma empresa se desenvolvam com segurança, conforto e bem-estar, já que existe uma grande associação entre conforto ambiental e sintomas entre trabalhadores expostos a ambientes fechados,ou seja, ambientes com ventilação e climatização artificiais. Estudos revelaram que os ocupantes desses recintos apresentavam um alto percentual de sintomas persistentes, de menor ou maior gravidade, tais como: alergia, dor de cabeça, irritação nos olhos e das mucosas, dores de garganta, tonturas, náuseas e fadiga em geral, não atribuíveis a fatores pessoais de sensibilidade ou doença, e que desaparecem pouco tempo depois da saída do recinto, ficando evidente que os sintomas estavam relacionados com as condições ambientais do local em questão. Estes problemas caracterizam o que se convencionou designar como “Síndrome do Edifício Doente” definida pela Organização Mundial de Saúde.