Abstract:
O Programa de Análise de Produtos foi criado em 1996, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, mais especificamente de um de seus subprogramas, denominado Conscientização e Motivação para a Qualidade e Produtividade, que refletia a necessidade de criar, no país, uma cultura voltada para orientação e incentivo à Qualidade, e que tinha por objetivo promover a educação do consumidor e a conscientização dos diferentes setores da sociedade. Nesse contexto, o Programa de Análise de Produtos cumpre sua função de disseminar informações técnicas de interesse da sociedade ao coordenar, em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN, uma análise em diversas amostras de sangrias e coquetéis de vinho. O objetivo é avaliar a tendência da qualidade deste produto, de acordo com os critérios estabelecidos nos regulamentos técnicos pertinentes, e estimular a adoção de medidas de melhoria por parte dos fabricantes, caso seja identificada esta necessidade. A necessidade de analisar sangrias e coquetéis teve origem em uma solicitação do próprio setor produtivo.