Abstract:
O filme plástico de PVC e o papel alumínio são produtos largamente utilizados pelos consumidores, especialmente quando o assunto é cozinha. Ambos os produtos são considerados produtos pré-medidos, ou seja, produtos comercializados, embalados e/ou medidos sem a presença do consumidor. Atualmente, estima-se que os produtos pré-medidos representem 85% de tudo aquilo que consumimos. Ao adquirirmos esses produtos eles já foram mensurados, sendo obrigatória a impressão da quantidade pesada ou medida em suas embalagens ou em seu próprio corpo, o que é chamado de indicação quantitativa. Essa obrigatoriedade se dá por dois motivos: Para orientar os consumidores no momento da sua aquisição; Para permitir que o Inmetro, através da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade fiscalize constantemente tais produtos, visando propiciar confiança ao consumidor que a quantidade do produto embalado é exatamente igual à quantidade declarada na sua embalagem, respeitando-se as tolerâncias permitidas para cada caso. No Inmetro, é da Diretoria de Metrologia Legal a competência para realizar o controle metrológico no Brasil, estabelecendo a transparência e a confiança baseadas em ensaios imparciais. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente. A Metrologia Legal é a parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes e tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. Com a crescente utilização desses produtos pelas donas de casa, o Inmetro resolveu empreender a análise, no intuito de alertar os consumidores brasileiros sobre a necessidade de verificar, nos estabelecimentos de venda, a relação entre quantidade e preço, bem como informar sobre quais empresas estão oferecendo produtos na quantidade que é informada em suas embalagens. Só é possível comparar preço equiparando quantidade, pois um produto pode estar mais barato não por ser mais competitivo, e sim por apresentar menor quantidade. Este relatório apresenta as principais etapas da análise, a descrição dos ensaios, os resultados e a conclusão do Inmetro sobre o assunto.