Metrology Repository

Programa de análise de produtos : relatório sobre análise metrológica em chope e copo de chope

Show simple item record

dc.contributor.author Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
dc.contributor.author Borges, Marcos André
dc.contributor.author Bezerra, Ilca Lopes
dc.contributor.author Oliveira, Janaína Tavares Goulart de Sá Belchior de
dc.contributor.author Monteiro, Luiz Carlos
dc.contributor.author Lobo, Alfredo Carlos Orphão
dc.contributor.author Liu, Fu-Tong
dc.contributor.author Borojevic, Radovan
dc.contributor.author El-Cheikh, Márcia Cury
dc.contributor.author Lamas, Marcelo Einicker
dc.contributor.author Leite Júnior, Maurilo de Nazaré de Lima
dc.contributor.author Morales, Marcelo Marcos
dc.contributor.author Vieyra, Adalberto Ramon
dc.contributor.author Fraga, Sandra Regina Gomes
dc.contributor.author Monteiro, Tânia Maria
dc.contributor.author Araújo, Thiago de Oliveira
dc.contributor.author Silva, Viviane Fernandes da
dc.contributor.author Gomes, Eduardo Rodrigues
dc.contributor.author Bernardes, Américo Tristão
dc.date.accessioned 2020-07-20T00:25:51Z
dc.date.available 2020-07-20T00:25:51Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA; BORGES, Marcos; BEZERRA, Ilca; OLIVEIRA, Janaina; MONTEIRO, Luis Carlos; LOBO, Alfredo Carlos Orphão. Programa de análise de produtos : relatório sobre análise metrológica em chope e copo de chope. Rio de Janeiro: Inmetro, 2008.
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1331
dc.description.abstract A razão pela qual o Inmetro programou uma análise metrológica em chope e copos de chope é estudar a conveniência de estabelecer uma regulamentação específica que trate da venda direta de bebidas ao consumidor em bares e restaurantes. Quando um consumidor compra uma bebida em um estabelecimento comercial, na realidade paga pela quantidade do produto, que tanto pode ser uma bebida alcoólica tradicional – o chope, por exemplo, com ou sem “colarinho” – como também sucos, refrescos, vitaminas, refrigerantes, chás, mates e outras bebidas consumidas intensiva e extensivamente pelos brasileiros. Em princípio, a relação de consumo nesse caso é simples: ao vendedor cabe a declaração da quantidade e do preço cobrado pelo produto. O consumidor, por sua vez, avalia a relação custo-benefício e toma sua decisão de compra com base nessas informações. O que dificulta o equilíbrio na relação de consumo é justamente a deficiência, no mercado nacional, de copos que possuam marcação de volume capaz de: a) informar ao comprador que o produto recebido está de acordo com o que foi declarado pelo vendedor; e b) permitir uma padronização mínima que facilite ao comprador a comparação entre as diferentes ofertas no mercado, ou seja, se a informação sobre a quantidade é confiável, o consumidor pode avaliar corretamente se está pagando mais caro ou mais barato pela bebida.
dc.format.extent 14 f.: il.
dc.language.iso por
dc.rights Open Access
dc.title Programa de análise de produtos : relatório sobre análise metrológica em chope e copo de chope
dc.type Relatório
dc.subject.keyword Análise de produto : chope
dc.subject.keyword Avaliação da conformidade
dc.subject.keyword Fiscalização de produto
dc.subject.keyword Análise de produto : copo de chope


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account