dc.contributor.author |
Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia |
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dc.contributor.author |
Borges, Marcos André |
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dc.contributor.author |
Bezerra, Ilca Lopes |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Janaína Tavares Goulart de Sá Belchior de |
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dc.contributor.author |
Monteiro, Luiz Carlos |
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dc.contributor.author |
Lobo, Alfredo Carlos Orphão |
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dc.contributor.author |
Liu, Fu-Tong |
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dc.contributor.author |
Borojevic, Radovan |
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dc.contributor.author |
El-Cheikh, Márcia Cury |
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dc.contributor.author |
Lamas, Marcelo Einicker |
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dc.contributor.author |
Leite Júnior, Maurilo de Nazaré de Lima |
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dc.contributor.author |
Morales, Marcelo Marcos |
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dc.contributor.author |
Vieyra, Adalberto Ramon |
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dc.contributor.author |
Fraga, Sandra Regina Gomes |
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dc.contributor.author |
Monteiro, Tânia Maria |
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dc.contributor.author |
Araújo, Thiago de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Silva, Viviane Fernandes da |
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dc.contributor.author |
Gomes, Eduardo Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Bernardes, Américo Tristão |
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dc.date.accessioned |
2020-07-20T00:25:51Z |
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dc.date.available |
2020-07-20T00:25:51Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA; BORGES, Marcos; BEZERRA, Ilca; OLIVEIRA, Janaina; MONTEIRO, Luis Carlos; LOBO, Alfredo Carlos Orphão. Programa de análise de produtos : relatório sobre análise metrológica em chope e copo de chope. Rio de Janeiro: Inmetro, 2008. |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1331 |
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dc.description.abstract |
A razão pela qual o Inmetro programou uma análise metrológica em chope e copos de chope é estudar a conveniência de estabelecer uma regulamentação específica que trate da venda direta de bebidas ao consumidor em bares e restaurantes. Quando um consumidor compra uma bebida em um estabelecimento comercial, na realidade paga pela quantidade do produto, que tanto pode ser uma bebida alcoólica tradicional – o chope, por exemplo, com ou sem “colarinho” – como também sucos, refrescos, vitaminas, refrigerantes, chás, mates e outras bebidas consumidas intensiva e extensivamente pelos brasileiros. Em princípio, a relação de consumo nesse caso é simples: ao vendedor cabe a declaração da quantidade e do preço cobrado pelo produto. O consumidor, por sua vez, avalia a relação custo-benefício e toma sua decisão de compra com base nessas informações. O que dificulta o equilíbrio na relação de consumo é justamente a deficiência, no mercado nacional, de copos que possuam marcação de volume capaz de: a) informar ao comprador que o produto recebido está de acordo com o que foi declarado pelo vendedor; e b) permitir uma padronização mínima que facilite ao comprador a comparação entre as diferentes ofertas no mercado, ou seja, se a informação sobre a quantidade é confiável, o consumidor pode avaliar corretamente se está pagando mais caro ou mais barato pela bebida. |
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dc.format.extent |
14 f.: il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.title |
Programa de análise de produtos : relatório sobre análise metrológica em chope e copo de chope |
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dc.type |
Relatório |
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dc.subject.keyword |
Análise de produto : chope |
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dc.subject.keyword |
Avaliação da conformidade |
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dc.subject.keyword |
Fiscalização de produto |
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dc.subject.keyword |
Análise de produto : copo de chope |
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