Metrology Repository

Relatório final do ensaio de proficiência para determinação de agrotóxicos em alimentos 5ª rodada : matriz tomate

Show simple item record

dc.contributor.author Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
dc.contributor.author Nóbrega, Armi Wanderley da
dc.contributor.author Santos, Damares da Silva
dc.contributor.author Góes, Heloisa Cronemberger de Araújo
dc.contributor.author Santos, Paulo Roberto da Fonseca
dc.contributor.author Cunha, Valnei Smarçaro da
dc.contributor.author Gouvêa, Adherlene Vieira
dc.contributor.author Violante, Fernando Gustavo Marques
dc.contributor.author Caixeiro, Janaína Marques Rodrigues
dc.contributor.author Andrade, Joyce Costa
dc.contributor.author Bastos, Lúcia Helena Pinto
dc.contributor.author La Cruz, Marcus Henrique Campino de
dc.contributor.author Cardoso, Maria Helena Wohlers Morelli
dc.contributor.author Bandeira, Raquel Duarte da Costa Cunha
dc.contributor.author Almeida, Renato Rubim R. de
dc.contributor.author Monteiro, Tânia Maria
dc.contributor.author Silva, Viviane Fernandes da
dc.contributor.author Gomes, Eduardo Rodrigues
dc.contributor.author Bernardes, Américo Tristão
dc.date.accessioned 2020-07-20T00:17:48Z
dc.date.available 2020-07-20T00:17:48Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Relatório final do ensaio de proficiência para determinação de agrotóxicos em alimentos alimentos 5ª rodada : matriz tomate. Rio de Janeiro: Inmetro, 2009.
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1306
dc.description.abstract Ensaio de proficiência (EP) é o uso de comparações interlaboratoriais com o objetivo de avaliar a habilidade de um laboratório em realizar um determinado ensaio ou medição de modo competente e demonstrar a confiabilidade dos resultados gerados. Em um contexto geral, o ensaio de proficiência propicia aos laboratórios participantes: avaliação do desempenho e monitoração contínua; evidência de obtenção de resultados confiáveis; identificação de problemas relacionados com a sistemática de ensaios; possibilidade de tomada de ações corretivas e/ou preventivas; avaliação da eficiência de controles internos; determinação das características de desempenho e validação de métodos e tecnologias; padronização das atividades frente ao mercado e reconhecimento de resultados de ensaios, em nível nacional e internacional. Com a crescente demanda por provas regulares e independentes de competência pelos organismos reguladores e clientes, o ensaio de proficiência é relevante para todos os laboratórios que testam a qualidade de produtos. Embora o número de provedores de ensaios de proficiência na área de alimentos seja grande, principalmente de provedores internacionais, os custos cobrados para a participação nestes ensaios são, normalmente, muito elevados, o que inviabiliza, em muitos casos, a participação de um laboratório em um número maior de ensaios. Uma avaliação dos níveis residuais de agrotóxicos em produtos hortifrutigranjeiros é extremamente importante para referenciar os produtores quanto às boas práticas agrícolas e, caso estas não estejam sendo seguidas, permitir a tomada de medidas preventivas e de controle antes que resíduos destes contaminantes químicos afetem o meio ambiente e a saúde da população ou causem graves perdas econômicas. Por ser muito elevado o número de agrotóxicos utilizados nos alimentos, por se encontrarem em concentrações muito baixas (da ordem de mg/kg), e também por estarem presentes em uma grande variedade de matrizes, cada uma com suas particularidades, a identificação e a quantificação destas substâncias nos alimentos torna-se extremamente complexa. Não obstante, é crescente a exigência no mercado internacional quanto a níveis de resíduos de contaminantes em alimentos, cada vez mais reduzidos. Este relatório apresenta os resultados da avaliação de desempenho dos laboratórios participantes da quinta rodada do Ensaio de Proficiência para a Determinação de Agrotóxicos em Alimentos promovido em parceria pela Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
dc.format.extent 34 f.: il.
dc.language.iso por
dc.rights Open Access
dc.title Relatório final do ensaio de proficiência para determinação de agrotóxicos em alimentos 5ª rodada : matriz tomate
dc.type Relatório
dc.subject.keyword Ensaio de Proficiência (EP)
dc.subject.keyword Avaliação do desempenho
dc.subject.keyword Processo de medição
dc.subject.keyword Resultado de medição
dc.subject.keyword Comparação interlaboratorial
dc.subject.keyword Alimento : tomate
dc.subject.keyword Resíduo perigoso
dc.subject.keyword Agrotóxico


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account