X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/988
Acervo: Produção científica
Title: The influence of different 192Ir sources geometries to the energy deposition
Authors: Gonçalves, Paulo Eduardo
Santos, William de Souza
Belinato, Walmir
Caldas, Linda Viola Ehlin
Perini, Ana Paula
Neves, Lucio Pereira
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Inglês
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM)
Descricao Fisica: 4 f.
Issue Date: 2015
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Metrologia e instrumentação em radiações ionizantes
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Medição
Palavras-chave: Metrologia das radiações ionizantes
Dosimetry
Dosimetria
192Ir source
Fonte de 192Ir
Brachytherapy
Braquiterapia
Monte Carlo method (MCM)
Método de Monte Carlo (MMC)
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Abstract: In this paper, various simplifications of the HDR source Varian VariSource Classic model, in which 192Ir as a radionuclide is used, were compared. These simplifications were carried out by the simulation of Monte Carlo, using the MCNPX code. The different sources were compared through a distribution of energy deposition in a water phantom. Our results indicated that small simplifications will present no influence on the source response, and the removal of the entire capsule surrounding the radionuclide will present a difference of just 0.51% in the final response.
Appears in Collections:Congresso Metrologia 2015

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_CBMRI_METROLOGIA-2015-Paulo_Revisado_Lucio.pdf307.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.