X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/939
Acervo: Produção científica
Title: Comparação entre métodos de calibração do produto kerma-área (PKA)
Other Titles: Comparison between calibration methods of kerma-area product (PKA)
Authors: Navarro, Valéria Coêlho Costa
Macedo, Eric Matos
Pereira, Lara Catrine Silva
Garcia, Igor Fernando Modesto
Ferreira, Mário de Jesus
Navarro, Marcus Vinícius Teixeira
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM)
Descricao Fisica: 4 f.
Issue Date: 2015
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Calibração
Metrologia e instrumentação em radiações ionizantes
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Grandezas e unidades
Grandeza
Grandeza física
Medição
Calibração
Palavras-chave: Metrologia das radiações ionizantes
Confiabilidade metrológica
Metrological reliability
Calibração de medidor
Calibration of meter
Kerma no ar
Air kerma
X-ray beam
Feixe de raios x
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Abstract: O PKA é uma relevante grandeza dosimétrica utilizada principalmente em procedimentos intervencionista, sendo importante sua calibração para a manutenção da confiabilidade metrológica. Como existem dois métodos para calibração desses medidores (método da substituição e método da medida direta do kerma e área), o objetivo do estudo foi comparar esses métodos, visando indicar qual a melhor opção a ser implantado no Laboratório Labprosaud/IFBA. Os resultados revelaram boa equivalência dos métodos, com concordância mínima de 99,2% entre os fatores de calibração. Entretanto, o método de calibração por substituição assegura maior confiabilidade metrológica, com incertezas 60% menores, tendo sido implantado no Labprosaud.
ABSTRACT – PKA is a relevant dosimetric quantity utilized mainly in interventional radiology procedures, and it’s calibration essential for maintenance of the metrological reliability in measurements. As there are two methods to calibrate this kind of meters (substitution method and directly measuring kerma and area), the goal of this study was to compare them, in order to indicate which is the better option to be implanted at Calibration Laboratory Labprosaud/IFBA. The results showed a good equivalence between two methods, with minimal concordance of 99,2% between calibration factors. However, the substitution method ensure higher metrological reliability with uncertainties 60% lower. This method was implanted at Labprosaud.
Appears in Collections:Congresso Metrologia 2015

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_CBMRI_Métodos_PKA_METROLOGIA_2015_REVISADO.pdf470.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.