X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/831
Acervo: Produção científica
Title: Multiprotocol communication software for eletronic meters
Authors: Santos, Diego Cardoso Maia
Silva, Karla Katchesa O.
Braga, Stephanie Alencar
Souza, Vagner Henrique de
Lima, Antônio Ândrio C.
Assis Junior, Alaim Alves de
Facó, Paulo
Oliveira, Jânio Alysson
Innecco, Henrique
Ribeiro, Samir Sales
Araújo, Paulo R. C.
Freitas, Rafael A.
Cunha, Caio C. H.
Benevides, Cilis Aragão
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Inglês
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM)
Descricao Fisica: 4 f.
Issue Date: 2017
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Tecnologia
Metrologia física
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Ciência, tecnologia e inovação
Tecnologia
Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Metrologia em energia elétrica
Medição
Palavras-chave: Software
Olimpo
Plataforma multiprotocolo
Multiprotocol platform
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Eletra Energy Solutions
Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe)
Abstract: A evolução da microeletrônica permitiu que os medidores eletrônicos de energia pudessem se comunicar com outros equipamentos. Essa comunicação possibilitou que as grandezas desses equipamentos pudessem ser lidas ou alteradas em campo, ou em uma fase de validação na concessionária. Pela necessidade crescente das concessionárias por um software de comunicação que atenda a uma variedade maior de medidores, foi desenvolvido o Olimpo, um software de comunicação multiprotocolo para medidores eletrônicos que se comunicam utilizando os padrões ABNT e DLMS. Esses software possui uma arquitetura modular e escalável com possibilidade de inclusão de novos medidores com poucas alterações de configuração.
ABSTRACT – The evolution of microelectronics allowed the power eletronic meters to communicate with other equipment. This communication allowed the magnitudes of the equipment to be read or changedat the field, or in a validation stage within the utility company. Due to the increasing need of the utility companies for communication software that serves a greater variety of meters, Olimpohas been developed, which is a multiprotocol communication software for the electronic meters that communicates using the ABNT and DLMS standards. This software has a modular and scalable architecture with the possibility of adding new meters with few settings.
Appears in Collections:12. Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_SEMETRO_pauloregi@gmail.com_1501075261_727973.pdf873 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.