X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/769
Acervo: Produção científica
Title: Monitoramento da estabilidade de uma célula de torque através de carta de controle
Other Titles: Monitoring the stability of a torque cell through control chart
Authors: Sena, Davi Anderson Gadelha de
Oliveira, José Eduardo Ferreira de
Freitas, Mateus de Melo Silva
Marques, João José de Souza
Sales, Cláudio
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM)
Descricao Fisica: 4 f.
Issue Date: 2017
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Calibração
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Grandezas e unidades
Grandeza
Grandeza física
Medição
Calibração
Palavras-chave: Intervalo de calibração
Carta de controle
Capabilidade de processo
Célula de torque
Calibration interval
Control chart
Process capability
Torque cell
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo experimental realizado em uma célula de torque com faixa nominal de 100 N.m, com o objetivo de se verificar e ajustar o seu intervalo de calibração. Para tal, foram utilizadas cartas de controle da amplitude, além do coeficiente de capabilidade Cg. Os resultados obtidos possibilitaram não apenas a realização do ajuste do intervalo de calibração para a célula, mas também a indicação de possíveis problemas ocorridos entre uma calibração atual e outra.
ABSTRACT – The objective of this work is to present an experimental study performed in a torque cell with a nominal range of 100 N.m in order to verify and to make the correct adjustment of its calibration interval. For that, amplitude control charts were used, besides the capability coefficient Cg. The results obtained enabled not only the adjustment of the calibration interval, but also the indication of possible problems that occurred between one current calibration and another.
Appears in Collections:4. Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (CIMMEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_CIMMEC_joseferreira@recife.ifpe.edu.br_1505227409_537792.pdf595.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.