X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/723
Acervo: Produção científica
Title: Determination of uranium and thorium using gamma spectrometry: a pilot study
Authors: Olivares, Diango Manuel Montalván
Koch, Evelin Silva
Guevara, Maria Victoria Manso
Velasco, Fermin de la Caridad Garcia
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Inglês
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM)
Descricao Fisica: 5 f.
Issue Date: 2017
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Incerteza de medição
Metrologia e instrumentação em radiações ionizantes
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Medição
Calibração
Incerteza de medição
Palavras-chave: Metrologia das radiações ionizantes
Metrologia de radionuclídeos
Uranium-238
Urânio-238
Thorium-232
Torio-232
Outdoor dose
Abstract: This paper presents the results of a pilot experiment aimed at standardizing procedures for the CPqCTR/UESC Gamma Spectrometry Laboratory (LEG) for the quantification of natural radioactive elements in solid environmental samples. The concentrations of 238U, 232Th and 40K in two sediment matrix belonging to the Caetité region were determined, by using the absolute method with uncertainties about 5%. The results were obtained using gamma spectrometry with a high-resolution p-type HPGe detector. As a closure, the absorbed dose, radium equivalent activity and the annual effective dose were calculated.
Appears in Collections:4. Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_CBMRI_Metrologia2017_IOP-JPCS_CBMRI-01.pdf473 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.