X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/438
Acervo: Produção científica
Title: A Educação a distância e o fortalecimento dos membros da Rede PRODSAUDE
Authors: Oliveira, André Luiz Meira de
Margotti, Emiliana
Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Descricao Fisica: 4 p.
Issue Date: 2017
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Palavras-chave: Educação
Capacitação
Rede de laboratórios
Laboratório de metrologia
Abstract: Os paradigmas na competitividade de um laboratório de metrologia têm sido alterados. Outrora um simples provedor de resultados de medição, o laboratório em um contexto de Manufatura Avançada integra-se e torna-se corresponsável pelo sucesso de seus clientes. Para que isso aconteça, devem ser superadas as discrepâncias entre os conhecimentos dos profissionais que atuam em ambos, criando uma linguagem que permita a troca de valor. A Rede PRODSAUDE propôs a EaD como caminho para tal, obtendo significativos resultados.
Abstract: The paradigms in the metrology laboratories competitiveness have been changing nowadays. A laboratory in an Advanced Manufacturing context must be coresponsible for the success of its customers. As a proposal, the discrepancies among the laboratory and customer employees must be overcome, creating a common language that allows the metrological value perception. The ProdSaude Network proposes Distance Learning as a way to do this, getting good results.
Appears in Collections:Educação. Capacitação: Produção Científica
Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM) - 2017

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_1504540649_157322.pdf263.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.