X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/435
Acervo: Produção científica
Title: Impacto econômico das aplicações de supercondutividade de alta temperatura no sistema elétrico brasileiro
Other Titles: Economic impact of hight temperature superconductivity applications to brazilian electric power system
Authors: Aguiar Junior, Edisio Alves de
Tipo de Objeto: Tese
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 197 f. : ilustradas.
Issue Date: 2012
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Metrologia legal
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Energia
Energia elétrica
Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Metrologia em energia elétrica
Metrologia legal
Palavras-chave: Supercondutividade de alta temperatura
Análise SWOT
Setor elétrico brasileiro
Abstract: Este trabalho desenvolve uma análise relativa a aplicações de supercondutividade de alta temperatura no sistema elétrico brasileiro, do ponto de vista qualitativo e do ponto de vista quantitativo. Considerando-se as vantagens técnicas do uso de dispositivos baseados em supercondutores, é realizado um levantamento do estado da arte, com as aplicações consideradas mais promissoras. A seguir, dois métodos de análise qualitativos são utilizados: a análise dos sete domínios, particularizada para três e a avaliação SWOT, verificando-se a relevância da tecnologia, do ponto de vista técnico e do ponto de vista de mercado. Os resultados positivos da avaliação qualitativa motivaram a realização de uma análise quantitativa, dos mercados futuros da supercondutividade de alta temperatura, considerando-se um cenário onde a tecnologia torna-se viável e competitiva perante dispositivos convencionais. A simulação é realizada tomando-se como referência o sistema elétrico brasileiro, no intervalo de tempo entre 2015 e 2040, através de um modelo computacional montado em planilha eletrônica, neste caso, o Microsoft Excel. Os resultados mostram que a viabilidade destes equipamentos depende da redução de custos e evolução técnica dos supercondutores e dos sistemas de criogenia, e que custos de energia elevados aceleram a penetração de mercado.
ABSTRACT - This work develops an analysis of the applications of high-temperature superconductivity in the Brazilian electric power system, from qualitative and quantitative points of view. Considering the technical advantages of the use of superconductors based devices, a state of the art survey was conducted, with the most promising applications being considered. Two qualitative analysis methods are used: the seven domains analysis, particularized for three domains and a SWOT evaluation, verifying the technology relevance, in technical and market aspects. The positive results obtained through the qualitative evaluation motivated conducting a quantitative analysis of futures markets of high-temperature superconductivity, considering a scenario where technology becomes viable and competitive against conventional devices. The simulation is performed using as a reference the Brazilian electrical power system, during the time interval between 2015 and 2040, using a computational model assembled in a spreadsheet, in this case, Microsoft Excel. The results show that the viability depends on cost reduction and technical advances to superconductor materials and cryogenic systems, while high energy costs accelerate the market penetration.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica
Metrologia legal: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_edisio_2012.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.