X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/428
Acervo: Produção científica
Title: Análise da variação da atividade de uma amostra de 99mTc após diluição com soro fisiológico
Authors: Kuahara, Lilian Toshie
Corrêa, Eduardo de Lima
Potiens, Maria da Penha Albuquerque
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Patrocinador: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN – SP
Descricao Fisica: 6 p. : il.
Issue Date: 2016
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Metrologia e instrumentação em radiações ionizantes
Metrologia na área de saúde
metadata.dc.subject.decs: Energia
Energia nuclear
Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Palavras-chave: Metrologia de radionuclídeos
Medicina nuclear
Ativímetro
Controle de qualidade
Abstract: O ativímetro é um equipamento essencial em um serviço de medicina nuclear. Garantir seu bom funcionamento e conhecer os fatores que podem influenciar na sua leitura é fundamental para que a atividade administrada ao paciente esteja correta. Vários fatores podem causar alterações na resposta do ativímetro, como o tipo de recipiente, geometria e volume do radioisótopo. O objetivo deste trabalho foi analisar as variações nas medições de 0,5 ml e 1,0 ml de 99mTc puro e diluído em até 2,5 ml de soro fisiológico, em recipientes utilizados em medicina nuclear. Foram encontradas variações de até 4 % nos valores medidos.
Abstract: The activity meteris essential equipment in nuclear medicine services.To ensure its good operation and know the factors which may influence its readings is vital for the activity administered to the patient be correct. Many factors may influence the activity meter accuracy, such as the type of container, geometry, and radioactive material volume. The aim of this study was to analyze the measurements variations in 0.5 ml and 1.0 ml of99mTc pure and diluted in 2.5 ml of saline solution, in containers used in nuclear medicine. Variations of up to 4 % in measured values were found. Keywords:activity meter, nuclear medicine, control quality
Artigo apresentado no XVII IMEKO - Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (2016)
Appears in Collections:Metrologia: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_liliankuahara.pdf618.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.