X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/427
Acervo: Produção científica
Title: Análise da resposta de uma câmara de extrapolação pelo Método de Monte Carlo
Authors: Polo, Ivón Oramas
Antonio, Patrícia de Lara
Caldas, Linda V.E.
Tipo de Objeto: Artigo científico
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Patrocinador: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear (IPENCNEN/SP)
Descricao Fisica: 9 p. : il.
Issue Date: 2016
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Palavras-chave: Método Monte Carlo MCNP
Câmara de extrapolação
Fonte de radiação beta
Abstract: São apresentados os resultados da simulação de uma câmara de extrapolação com duas janelas de entrada diferentes usando o método de Monte Carlo MCNP. Foi analisada a variação da resposta da câmara, em função da distância fonte-detector em feixes de radiação beta. Foram determinados o fluxo de partículas que passaram através de cada janela, a fluência de partículas na cavidade e a taxa de dose absorvida no tecido para a distância fonte-detector de 30 cm. Os resultados das simulações estão dentro dos intervalos das incertezas associadas e em concordância com os valores experimentais e os valores do certificado de calibração
Abstract: The results of a simulation of an extrapolation chamber with two different entrance windows using the MCNP Monte Carlo method are presented. The variation of the chamber response was analysed as a function of source-detector distance of beta radiation. The particle flow that passed through each window, the fluence in the the cavity and the absorbed dose rate in the tissue for the source-detector distance of 30 cm were determined. The results of the simulations are within the ranges of the associated uncertainties, and they are in agreement with the experimental values and the values of the calibration certificate. Keywords: extrapolation chamber, Monte Carlo, beta radiation source.
Artigo apresentado no Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes - 2016.
Appears in Collections:Metrologia: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_ivonoramas.pdf619.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.