X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/424
Acervo: Texto
Title: Temperatura
Other Titles: Temperature
Authors: Bernardes, Américo Tristão
Tipo de Objeto: Texto
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Patrocinador: NPL, National Physical Laboratory
Descricao Fisica: 1 pôster : il.
Issue Date: 2012
Termos de Uso: Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Nivel Educacional: Educação superior
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Grandeza de base
Temperatura termodinâmica
Palavras-chave: Termômetro
Escala internacional de temperatura
Termometria
Abstract: O pôster TEMPERATURA destaca a importância das medições exatas da grandeza para a maioria dos setores da vida humana e do Inmetro como guardião dos padrões nacionais. A partir da história da termometria, explica as diferenças entre os tipos de termômetros (líquidos, de mercúrio ou álcool, termopares, pirômetros) e entre as escalas de temperatura. A definição do kelvin (K), a unidade de base, é relacionada à Escala Internacional de Temperatura de 1990. Há uma lista com a temperatura, em graus Celsius de algumas substâncias e processos: fusão termonuclear, superfície e centro do Sol, fusão do vidro e aço, ponto de fusão do ouro, fusão e ebulição da água, ponto mais frio na superfície da Terra, armazenamento criogênico de nitrogênio líquido e radiação cósmica de fundo.
Ciatção: NATIONAL PHYSICAL LABORATORY ; BERNARDES, Americo Tristão (tradutor). Temperatura. Rio de Janeiro: Inmetro, 2012.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Folders / Cartilhas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
banner_04_temperatura.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.