X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1123
Acervo: Produção científica
Title: Gestão da qualidade de fornecedores: análise e remodelagem do sistema em concessionárias de distribuição de energia elétrica
Other Titles: Supplier quality management: analysis and remodeling in concessionaires of electricity distribution
Authors: Azevedo, Virgilio Magalde de
Tipo de Objeto: Dissertação
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 258 f. : ilustrado
Issue Date: 2014
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1989642
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Gestão da qualidade
Avaliação da conformidade
Acreditação
metadata.dc.subject.decs: Avaliação da conformidade
Acreditação
Ciência, tecnologia e inovação
Energia
Energia elétrica
Sistema de gestão da qualidade
Palavras-chave: Fornecedor
Supplier
Concessionária de distribuição
Concessionaries of electricity distribution
Gestão da qualidade de fornecedores
Supplier quality management
Controle de qualidade
Quality control
Abstract: O presente trabalho está inserido na temática de Gestão da Qualidade de Fornecedores. Seu objetivo é analisar os processos de controle de qualidade dos insumos adquiridos por concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil, responder as hipóteses sobre a efetividade deste gerenciamento, bem como propor uma remodelagem deste sistema. A sua aplicação neste grupo de instituições deve-se, principalmente, ao alto nível de excelência exigido no setor, uma vez que o serviço de fornecimento de energia elétrica é essencial e o mesmo deve ser ininterrupto e dentro dos padrões previstos. Os capítulos iniciais de revisão bibliográfica apresentam o modelo de administração das concessionárias de energia e o estado da arte da gestão da qualidade de fornecedores que baseiam a análise dos resultados da pesquisa, abordando assim os conceitos de qualidade, de ações de controle aplicados no setor e a eficiência em relação ao mercado atual no que diz respeito às técnicas e ferramentas deste processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa feita por meio do levantamento de dados em empresas de fornecimento de energia elétrica onde foram coletadas informações pertinentes para analise setorial e o estudo de caso, que revela os dados anteriores de forma aprofundada e promove uma visão crítica sobre o tema nestas instituições. O resultado real obtido com pesquisa é o diagnóstico do cenário atual e a sugestão de modelo para aprimoramento da gestão da qualidade de fornecedores, baseado na análise das melhores práticas estudadas e aplicadas atualmente no setor. Com isso, foi possível identificar que as práticas consideradas essenciais na abordagem da gestão da qualidade total estão sendo menosprezadas pelas concessionárias e os métodos tidos como importantes, não são utilizados por diversas vezes.
ABSTRACT - This work is part of the theme of Supplier Quality Management. The objective is to analyze the processes of quality control of inputs purchased by concessionaries in the distribution of electricity in Brazil, answer the hypotheses about the effectiveness of this management, as well as propose a remodeling of this system. Their application in this group of institutions is due to the fact mainly by the high level of excellence required by this sector, since the service of electricity supply is essential and it must be uninterrupted and within the expected standards. The initial chapters of literature review presents the model of management by utilities and state of the art in suppliers quality management based on the analysis of the search results, thus approaching the concepts of quality, control measures applied in the sector and efficiency compared to the current market with regard to the techniques and tools of this process. The methodology was based on research done by the data survey in concessionaries where it were collected relevant information for sectorial analysis and the case study, its reveals that previous data in depth and promotes a critical view on the subject these institutions. The actual results obtained from research is the diagnosis of the current situation and a model suggesting the improving for the quality management of suppliers based on analysis of best practices currently studied and applied in the sector. Thus, it was possible to identify that practices considered essential in the total quality management approach are being neglected by the concessionaires and the methods thought to be important, they are not used for several times.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_Azevedo.pdf7.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.