X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1113
Acervo: Produção científica
Title: Qualidade, governança e inovação na automação do controle metrológico na área de produtos pré-medidos: um estudo sobre a implantação do sistema de gestão integrada na Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro
Other Titles: Quality, innovation and governance in the automation of metrological control in the area of pre-measured: a study of the implementation of the integrated management system in the Brazilian Legal Metrology and Quality - Inmetro
Authors: Mafra, Janete Pinto
Tipo de Objeto: Dissertação
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 194 f. : ilustrado
Issue Date: 2013
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=999762
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia legal
Gestão da qualidade
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia legal
Atividades de metrologia legal
Sistema de gestão da qualidade
Palavras-chave: Sistema de gestão integrada (SGI)
Integrated management system
Produto pré-medido
Prepackaged product
Gestão da qualidade
Quality management
Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ)
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar os impactos internos, positivos ou negativos, da implantação de uma ferramenta de gestão no setor público, no caso, o Sistema de Gestão Integrada (SGI), para avaliá-la quanto a sua eficácia, eficiência e efetividade como ferramenta de apoio na tomada de decisão dos gestores envolvidos, especificamente na área de Produtos Pré Medidos/Metrologia Legal. Através dos resultados obtidos, por meio de pesquisa, somados aos estudos bibliográficos, análise dos relatórios de fiscalização da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (Inmetro) e da coleta de dados por meio da aplicação de questionários com idealizadores do sistema, gestores e usuários, podemos verificar se o SGI realmente está adequado ao seu objetivo específico, que é a tomada de decisão pelo gestor da área de produtos pré-medidos, bem como se está alinhado à missão do Inmetro.
ABSTRACT - This dissertation aims to analyze the internal impacts, positive or negative, the deployment of a management tool in the public sector, in the case, the Integrated Management System (Sistema de Gestão Integrada - SGI), to evaluate this management system as to its effectiveness, efficiency and effectiveness as a tool to support decision making of the managers involved, specifically in the area of Pre Measured/Legal Metrology. With the results of the analysis of this impact, we can judge if this system is really suited to its specific goal, making the correct decision by the are a manager for pre measured and aligned with the mission of Inmetro.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_Mafra.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.