X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1112
Acervo: Produção científica
Title: Mapeamento das demandas e ofertas por programas brasileiros de ensaios de proficiência no contexto da acreditação de laboratórios e provedores pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)
Other Titles: Mapping the demands and offerings for brazilian proficiency testing schemes in the context of the accreditation of laboratories and providers by the General Coordination for Accreditation (Cgcre)
Authors: Moura, Mário Henrique de
Tipo de Objeto: Dissertação
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 203 f.
Issue Date: 2014
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1125567
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Avaliação da conformidade
Acreditação
Estatística
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Avaliação da conformidade
Acreditação
Metrologia
Organismos e instituições
Palavras-chave: Estatística
Programa de ensaio de proficiência (PEP)
Proficiency testing program (PTP)
Laboratório
Laboratory
NBR ISO IEC 17043
Abstract: Programas de ensaios de proficiência são importantes ferramentas para a garantia da qualidade dos resultados de medições dos laboratórios de calibração e ensaio. A participação do laboratório em programas de ensaio de proficiência permite o monitoramento do seu desempenho e complementa a avaliação de sua competência por organismos de acreditação e/ou por outras partes interessadas, por exemplo, autoridades reguladoras e clientes. No âmbito dos acordos de reconhecimento mútuo para a acreditação de laboratórios, os organismos de acreditação estabelecem políticas com exigências para participação dos laboratórios em ensaios de proficiência. A crescente demanda por esta atividade culminou na publicação de uma norma internacional com requisitos para os ensaios de proficiência, a ISO/IEC 17043, bem como no desenvolvimento da modalidade de acreditação de provedores de ensaio de proficiência. Realizou-se uma ampla pesquisa tipo survey junto aos laboratórios de calibração e ensaio e provedores de ensaio de proficiência acreditados ou em fase de acreditação pela Cgcre, com o objetivo de mapear as demandas e ofertas por programas brasileiros de ensaio de proficiência. A partir dos dados da pesquisa, as demandas e ofertas por programas de ensaio de proficiência foram identificadas e quantificadas para as diferentes áreas de atuação dos laboratórios. Outros aspectos relacionados aos programas de ensaio de proficiência foram investigados, incluindo exigências de autoridades reguladoras, critérios para a seleção de ensaios de proficiência, métodos estatísticos usados nos ensaios de proficiência, características dos programas acreditados ofertados e o uso da base de dados internacional de ensaios de proficiência, conhecida como EPTIS. Os resultados indicaram lacunas na oferta de programas brasileiros de ensaios de proficiência. Os dados também mostraram perspectivas para a extensão dos escopos de acreditação dos provedores de ensaio de proficiência e a existência de laboratórios que pretendem se acreditar como provedores. Foram identificadas áreas com potencial demanda para o desenvolvimento de novos programas de ensaio de proficiência. Diversas informações e sugestões foram apresentadas para auxiliar a Cgcre no aperfeiçoamento da modalidade de acreditação de provedores de ensaio de proficiência no Brasil.
ABSTRACT - Proficiency testing schemes are important tools for quality assurance of the measurement results of calibration and testing laboratories. The laboratory participation in proficiency testing schemes enables their performance monitoring and complements the assessment of their competence by accreditation bodies and/or others stakeholders, e.g. regulatory authorities and customers. In the context of mutual recognition arrangements for the laboratory accreditation, the accreditation bodies establish policies with requirements for laboratories participating in proficiency testing. The growing demand for this activity resulted in the publication of an international standard with requirements for proficiency testing, the ISO/IEC 17043, as well in the development of programs for the accreditation of proficiency testing providers. It was conducted an extensive survey research with the calibration and testing laboratories and the proficiency testing providers undergoing accreditation by Cgcre, with the goal of mapping the demands and offerings by Brazilian proficiency testing schemes. From the survey data, the demands and offerings for proficiency testing schemes were identified and quantified for different fields of the laboratories. Other aspects related to proficiency testing schemes also were investigated, including requirements of regulatory authorities, the selection criteria for proficiency testing, statistical methods used in proficiency testing, features of accredited proficiency testing schemes offered and the use of the international database for proficiency testing (EPTIS). The results indicated gaps in the supply of Brazilian proficiency testing schemes. The data also showed prospects for the extension of the scope of accreditation of proficiency testing providers and the existence of laboratories intending to be accredited as proficiency testing providers. Areas with potential demand for the development of new proficiency testing schemes were identified. Several information and suggestions were reported to support improvements in the accreditation process of proficiency testing providers in Brazil by Cgcre.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_Moura.pdf6.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.