X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1060
Acervo: Produção científica
Title: Proposta de regulamentação técnica metrológica de computadores de vazão na medição de biocombustíveis líquidos
Other Titles: Contribution to the metrological technical regulation of flow computers in the measurement of liquid biofuels
Authors: Almeida, Rodrigo Ornelas de
Tipo de Objeto: Dissertação
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 212 f.
Issue Date: 2017
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5544221
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia legal
Tecnologia
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Ciência, tecnologia e inovação
Tecnologia
Metrologia
Metrologia legal
Medição
Normalização
Documentos normativos
Palavras-chave: Tecnologia Industrial Básica
Computador de vazão
Flow computer
Biocombustíveis
Biofuel
Abstract: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de desenvolver uma proposta de regulamentação técnica metrológica de computadores de vazão na medição de biocombustíveis líquidos. Dado que a regulamentação técnica aplicável a estes instrumentos (Portaria Inmetro nº 499 de 2015) não trata da medição de biocombustíveis e que por força do grande volume destes fluidos que é transacionado, assim como o estipulado nas “Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira 2013-2017”, estas medições devem estar sobre o controle metrológico legal, surge a necessidade de sua regulamentação. Como há uma ausência de normas e recomendações relevantes tratando da medição de biocombustíveis não há, até a presente data, base técnica para criar esta regulamentação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica em documentos relacionados a medições de fluidos combustíveis e uma pesquisa sobre esta proposta junto a especialistas deste setor esta base técnica foi desenvolvida.
ABSTRACT - This work was developed with the aim of developing a proposal to technical metrological regulation of flow computers in liquid biofuel measurement. Given that the technical regulations applicable to these instruments (Inmetro Nº 499 of 2015) does not address the measurement of biofuels and that by virtue of the sheer volume of these fluids that is transacted, also as stipulated in the "Strategic Guidelines for the Brazilian Metrology 2013- 2017 ", these measurements must be under the legal metrological control, there is the need to be regulated. Since there is a lack of relevant standards and recommendations dealing with the measurement of biofuels there is, to date, no technical basis to develop these requirements. Through a bibliographical research in documents related to fuel fluid measurements and a research on this proposal with specialists of this sector this technical base was developed.
Appears in Collections:Educação. Capacitação: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_Almeida.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.