X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1155
Acervo: Produção científica
Title: Metrologia e padronização técnica como ferramentas para a competitividade e inovatividade industrial: uma análise a partir da indústria brasileira de etanol combustível
Authors: Souza, Taynah Lopes de
Tipo de Objeto: Tese
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descricao Fisica: 257 f.
Issue Date: 2008
Other Identifiers: http://repositorios.inmetro.gov.br/handle/10926/623
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Tecnologia
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Ciência, tecnologia e inovação
Tecnologia
Metrologia
Normalização
Palavras-chave: Padronização
Inovação tecnológica
Etanol
Competitividade
Abstract: A padronização técnica e a metrologia vêm apresentando caráter a cada dia mais estratégico em diferentes aspectos da sociedade e de uma economia. As possibilidades abertas para que tais mecanismos atuem como importantes ferramentas para a competitividade e a inovatividade industrial são de natureza complexa e merecem a devida atenção. A tese objetiva, nesse contexto, trazer à tona essa temática, numa realidade de países em desenvolvimento, onde o tema ainda não tem sido ostensivamente explorado. Para tanto, parte-se do contexto nacional, com foco sobre a atuação do Estado nessas atividades, para analisar de que forma essa atuação exerce influências sobre um dado Sistema Nacional de Inovação (SNI), abordagem teórica escolhida para a pesquisa. A metodologia utilizada na tese foi a condução de estudo de caso sobre a indústria nacional de etanol combustível, dada sua evolução histórica, bem como o momento atual por que passa essa indústria, diante da estratégia de transformar o produto em ‘commodity’ internacional, para o quê padrões técnicos bem definidos consistem em condição necessária. As principais contribuições da tese constituem a elaboração de estudo de caso sobre um tema novo – a metrologia e a padronização técnica – bem como a análise sob um diferente prisma sobre a competitividade da indústria de etanol combustível, incluindo a identificação do ‘Sistema Setorial de Inovação’ (SSI) para etanol combustível. Os resultados do estudo de caso apontam para a conclusão de que a metrologia e a padronização técnica exercem importantes influências sobre a competitividade e a inovatividade industrial, com implicações diretas sobre a formulação de políticas tecnológicas, industriais e pró-inovação.
ABSTRACT - Technical standardization and metrology present a strategic character in different aspects of society and of an economy. Open possibilities for such mechanisms to act as important tools for industrial competitiveness and innovativeness are of complex nature and deserve duly attention. This thesis aims, in this context, at bringing up this thematic, considering the reality of developing countries, where the theme has not been yet ostensibly explored. For that, the national context shall be the starting point, focusing on the role of the State within these activities, in order to analyze how this performance influences a given National System of Innovation (NSI), the theoretical approach chosen for the research. The methodology utilized in the thesis was the conduction of a case-study about the influences of metrology and technical standardization on the national industry of ethanol fuel, due to its historical evolution and in face of the moment experienced by this industry, with the strategy of transforming the product into an international commodity, for which well-defined technical standards consist of a necessary condition. The main contributions of this thesis consist of the elaboration of a case-study about a new subject – metrology and the standardization process – as much as the analysis under a different point of view about the competitiveness of the ethanol fuel industry, including the identification of the ‘Sectoral System of Innovation’ (SSI) for ethanol fuel. Results obtained at the case-study point at the conclusion that both metrology and technical standardization exert important influences over industrial competitiveness and innovativeness, with direct implications for the formulation of technological, industrial and pro-innovation policies.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_Souza.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.