X

Banco de Objetos de Metrologia BOM

O Banco de Objetos de Metrologia (BOM) foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL.

O BOM contempla diferentes tipos de recursos educacionais e informacionais, produzidos de acordo com objetivos de aprendizagem específicos e que podem ser acessados publicamente ou utilizados por instituições de ensino em suas ofertas de capacitação, em particular em disciplinas correlatas à metrologia.

Um recurso educacional ou objeto de aprendizagem, para fins de organização e tratamento do acervo, é entendido como um documento digital que pode ser utilizado no contexto do ensino-aprendizagem.

Considerando essas características, o BOM foi desenvolvido para preservar e tornar pública a produção de conhecimento sobre metrologia e temas tangenciais ou transversais, como avaliação da conformidade, acreditação, propriedade industrial, propriedade intelectual, normalização e gestão da qualidade.

Em paralelo ao desenvolvimento do repositório digital também foi desenvolvido o vocabulário controlado sobre metrologia, avaliação da conformidade e normalização com o objetivo de padronizar o processo de indexação e busca de informações no BOM. Tematres

Também está disponível um Laboratório Virtual de Metrologia contendo objetos de aprendizagem para comporem o conjunto de experimentos.


Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/2050011876/1134
Acervo: Produção científica
Title: Calibração de medidores de nível sonoro utilizando a técnica de seleção no tempo
Other Titles: Sound level meter calibration using time-selective technique
Authors: Zajarkievaiech, Jorge Enrique Bondarenco
Tipo de Objeto: Dissertação
Pais: Brasil
Lingua: Português (Brasil)
Instituicao: Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Descricao Fisica: 166 f. : ilustrado
Issue Date: 2013
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1104698
Termos de Uso: É permitida a reprodução deste texto e os dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodução para fins comerciais são proibidas.
Area Tematica: Metrologia científica e aplicada
Calibração
Metrologia física
Metrologia
metadata.dc.subject.decs: Metrologia
Metrologia científica e aplicada
Medição
Calibração
Incerteza de medição
Instrumento de medição
Palavras-chave: Metrologia física
Técnica de seleção no tempo
Time selective technique
Campo livre simulado
Simulated free-field
Medidor de nível sonoro
Sound level meter
Câmara Anecóica
Anechoic chamber
IEC 61672-3
Abstract: A calibração de medidores de nível sonoro segundo a norma IEC 61672-3 prevê não somente testes elétricos, mas também acústicos. A determinação da resposta em frequência deve considerar as difrações na própria superfície do microfone, as reflexões no corpo do medidor e as configurações de montagem, por exemplo, o uso de cabo de extensão ou eventual protetor de vento (ou espuma de microfone), simulando a condição de uso pelo cliente. De acordo com a própria norma, este requisito somente poderia ser atendido de duas formas, fazendo o teste em uma câmara anecóica ou realizando a calibração do microfone a parte, em campo de pressão, e ajustando posteriormente os dados para as condições de campo livre. Quanto à primeira opção, o elevado custo de construção de uma câmara anecóica é um fator de limitação para os laboratórios de calibração. Quanto à segunda, a aplicação de dados de correção não necessariamente reflete a condição do medidor sob teste, pois as correções correspondem a valores médios obtidos de forma estatística a partir de uma população. Neste contexto, a Técnica de Seleção no Tempo (TST), aplicada à calibração de medidores de nível sonoro, objeto deste trabalho, se torna uma ferramenta não apenas alternativa, mas substitutiva, visto que elimina a necessidade do uso de câmara anecóica. A resposta do microfone acoplado ao medidor é verificada diretamente em campo livre, sem necessidade de ajustar os resultados. O teste em tais condições atende aos requisitos da norma e dispensa o uso de dados de correção.
ABSTRACT - Calibration of sound level meters according to IEC 61672-3 standard provides not only electrical testing, but also acoustic testing. The determination of the frequency response must consider the diffraction on the surface of the microphone, the reflections in the sound level meter body and mounting configurations, for example, using an extension cable or any windscreen, simulating the condition of customer use. According to the standard, this requirement could only be met in two ways, doing the test in an anechoic chamber or performing microphone calibration separately, in pressure field, and then adjusting the data for a free field conditions. Regarding the first option, the high cost of construction of an anechoic chamber is a limiting factor for calibration laboratories. In the second option, the application of correction data does not necessarily reflects the condition of sound level meter under test, because corrections correspond to the average values statistically obtained from a population. In this context, the Time-Selective Technique (TST), applied to the calibration of sound level meters, object of this work, becomes a tool, not only alternative but substitutive, since it eliminates the need to use an anechoic chamber. The response of the microphone attached to the sound level meter is checked directly in free field, without the need to adjust the results. The test in such conditions meets the requirements of the standard and eliminates the use of correction data.
Appears in Collections:Metrologia científica e aplicada: Produção Científica
Metrologia científica e aplicada: Produção Científica
Metrologia científica e aplicada: Produção Científica
Metrologia científica e aplicada: Produção Científica
Metrologia científica e aplicada: Produção Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_Zajarkievaiech.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.